Fernanda

Faez

2018, 2019

Fernanda Faez é Bacharel em Dança pelo Departamento de Artes Corporais na UNICAMP (ênfase em Danças do Brasil sob o ponto de vista técnico, antropológico e cultural), especialização em Dança Movimento Terapia pelo CEFID, Titulada T.C.R.G. pela An Coimisiún le Rincí Gaelacha (chancela internacional para gabaritar um professor de Dança Irlandesa), fundadora da Banana Broadway (em 1997, Campinas-SP), escola de referência em Sapateado Americano, Dança Irlandesa e Tecido Acrobático.
É idealizadora e produtora do “Festival Celta Brasil”, desde 2000, com 15 edições realizadas com sucesso.
Foi matéria da revista Real (em 2003), com circulação em toda a Irlanda, Londres, Bélgica e Suíça em menção ao seu trabalho com “sapateado brasileiro” em Dublin – Irlanda.
Ganhou bolsa de estudos no Festival Tap City (NY), por indicação de Germaine Goodson.
Como solista, ganhou 10 prêmios em Campeonatos de Dança Irlandesa Tradicional (Feis) em Dublin, Irlanda.
Foi uma das 80 selecionadas no mundo para participar do programa “Riverdance The Gathering” em 2013.
Também em 2013, fundou a Cia Celta Brasil, primeira cia profissional de Dança Irlandesa Brasileira, com a qual fez temporada no Rock in Rio, produziu o espetáculo “Claddagh Ring , o amor que nunca morre”, ao lado de Oran Irish music, e , desde sua criação, está em todos os eventos oficiais, promovidos pelo Consulado Geral da Irlanda no Brasil.
Levou a dança irlandesa brasileira a participar do Campeonato Mundial de Dança Irlandesa, pela primeira vez na história dos Mundiais, em sua 43ª edição, tornando o Brasil o pioneiro e até hoje o único país sul-americano a participar de tal evento.
Em 2017, criou e dirigiu a Seleção Brasileira de Dança Irlandesa e levou mais 2 trabalhos ao Campeonato Mundial de Dança Irlandesa, desta vez em Dublin, na Irlanda, onde conquistou 2ª colocação em uma categoria e 5ª colocação em outra.
Como coreógrafa, recebeu inúmeros prêmio em Festivais de Dança também no Brasil, foi contemplada com prêmio de intercâmbio do MinC (2013) e Circuito Cultural Paulista.
Entre alguns dos trabalhos para TV: Em 2007, Rede Globo RJ, na novela “Eterna Magia”; Em 2008, Especial de Fim de ano da TV Record. Além de outras participações em programas como “Legendários”, “Programa Sílvio Santos”, “Se ela dança eu danço”, entre outros.
Atuou como Parecerista do FICC (Fundo de Investimento de Cultura de Campinas), foi Conselheira de cultura de Campinas e Presidente da AMDC (Associação Movimento Dança Campinas).
Hoje, Fernanda ministra workshops, atua como jurada de Festivais de Dança, e é Vice-presidente da South American Irish Dance Association (SAIDA).

MÍDIAS SOCIAIS
CURTA!
FALE CONOSCO