Christiane

Matallo

2015, 2016, 2017, 2018, 2019, OLIMPÍADAS

Coreografa, dirige e produz espetáculos, ministra workshops por diversas cidades brasileiras e diferentes países.

Foi atriz-cantora no elenco de New York, New York – o musical dirigido por José Possi Neto em 2011 e 2012 e a turnê de 2013. Prepara artistas e faz um trabalho de coach de tap dance aplicado a outras linguagens artísticas como canto e cena destacando nomes importantes do cenário nacional e mundial. Foi professora de tap dance no curo técnico de teatro musical do SESI- SP em 2015 e 2014. Coordenadora do curso de sapateado americano e do jazz dance do Clube Pinheiros de São Paulo.

Ministrou aulas em várias edições do DC Tap Festival (www.dctapfestival.com) representando o Brasil como jurada, professora e performer. Foi homenageada pela UCTT na Filadélfia – USA como destaque de umas das sapateadoras do mundo em março de 2015.

Foi supervisora de sapateado do musical Crazy for you no Brasil dirigido por José Possi Neto e protagonizado por Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello em 2014. É agenciada pela Colucci Agentes (www.colucciagentes.com.br) e  Divine Rhythm Productions em Nova York (www.divinerhythmproductions.com).

A atriz, bailarina, sapateadora, coreógrafa, musicista e cantora Chris Matallo iniciou seus estudos em dança com apenas dois anos e meio e teatro com seis anos de idade no Jardim Encantado das Artes de Letícia Urban e Maestro Urban no interior de São Paulo. A única artista que sapateia e toca sax tenor e piano simultaneamente.

Graduou-se em Dança pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em 1993, e neste mesmo ano foi convidada para ministrar aulas de sapateado em Nova YorK. Foi pesquisadora do NICS (Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora- Unicamp) trabalhando com arte e tecnologia no projeto AtoContAto do coordenado pelo Dr. Jônatas Manzolli.

Em 1997 e 1998, apresentou o trabalho na Inglaterra e em 1999 em Viena, na Áustria. Posteriormente fez pós-graduação em artes na UNICAMP- SP.

Estudou piano erudito e popular no Conservatório Musical Campinas Vitória Régia com dona Olga Normanha e aos 17 aprendeu sax tenor. Iniciou teatro aos seis anos e desenvolve seu trabalho artístico unindo a dança e elementos de outras linguagens artísticas como clow, canto  e tecnologia.

Estudou canto com Marcelo Onofri (erudito e popular), com Ronnie Kneblewski, Rafael Villar, Paula Capovilla entre outros.  No ano de 1995 fundou o Studio de Dança Christiane Matallo com cursos regulares de diversas linguagens de dança na cidade de Campinas.

É a diretora artística e organizadora do Brasil International Tap Festival, desde 1999. Com o objetivo de popularizar a arte do sapateado já passaram pelo evento os melhores profissionais do mundo como destacando nomes como Jason Samuels Smith (padrinho do festival), Dormeshia Sumbry, Derick Grant, Barbara Duffy, entre outros. Também organizou  o Sapateia São Paulo, que comemora o Dia Internacional do Sapateado (25 de maio) na cidade de São Paulo.

•The Girl from Ipanema- coreografia de sua autoria foi apresentada no St. Louis Tap Festival, na cidade de St. Louis nos Estados Unidos, em 2001, onde ministrou um workshop e fez performances, marcou o inicio da sua carreira internacional.

Desde 2004 apresentou ao lado contra baixista Gilberto de Syllos o espetáculo “da Corda pro Pé”, que reúne música, dança canto e poesia. Nele Christiane dança, toca saxofone tenor, piano e percussão ao mesmo tempo em que sapateia, interpreta e canta. O espetáculo esteve em turnê nos Estados Unidos em 2005, 2006 e 2007.

Em junho de 2006 Christiane Matallo lançou dois DVD´s de sapateado, até então inéditos no Brasil com o apoio da Só Dança. Além das aulas dirigidas a crianças e profissionais os trabalhos contam com clipes, jogos interativos e elementos históricos. Hoje os dvds são encontrados em mais de 40 países.

Em julho de 2006 embarcou para os Estados Unidos para ministrar aulas de sapateado com estilo brasileiro no New York City Tap Festival a convite de Tony Waag e também para fazer performances no festival. De lá, seguiu como convidada de Chole Arnold e Jason Smith para o L.A Tap Festival em Los Angeles e em diversas cidades como New Jersey, Chicago e Filadélfia.

Desde 2006 desenvolve o sambateado (fusão de sapateado com samba) dentro do carnaval brasileiro na Escola de Samba Mocidade Alegre- SP.Em 2015 Christiane fez uma preformance do sambateado para a comunidade da Beia-flor de Nilópolis do Rio de Janeiro.

No ano de 2007   aprovou a lei municipal 14.347-07 no município de São Paulo, que reconhece do “Dia Internacional do Sapateado” e que inclui a data no calendário oficial da cidade. Em abril de 2008 viajou para Stuttgart (Alemanha), onde ministrou workshops na New York City Dance School e na Base Militar Americana na Alemanha.

Em 2009 voltou para Alemanha para o Tap Reloaded apresentando “da Corda pro Pé” e ministrando aulas. Faz curadoria, júri e ministra workshops em importantes festivais de dança no Brasil, destacando Passo de Arte, Dança Ribeirão, Joinville e outros.

Em Junho de 2009 estreou performance ao lado do músico e instrumentista Derico do Prograna do Jô. Coreografa trabalhos de diversas modalidades para comerciais e eventos especiais.