Cia Trupe Toe – Espetáculo Recriando Linguagens

  • 29.04.2018
  • 19:00 - 20:00
  • gratuito

“Recriando Linguagens” criado no início de 2013, é um espetáculo que aborda as raízes da música popular brasileira e a conexão rítmica do sapateado, estimulando um diálogo de tradições e culturas. Pelo seu sincretismo e diversidade em torno da brasilidade na música e coreografia, o espetáculo foi convidado a participar de um dos maiores eventos do gênero internacional, o Rhythm World, organizado pela instituição Chicago Human Rhythm Project, em Chicago (EUA), homenageando a dança do sapateado realizado em solo brasileiro, onde a obra teve sua estreia internacional e representou o Brasil.

Com música ao vivo, a trilha sonora composta por temas que retratam samba, maracatu, bossa nova, samba de partido alto, choro e baião, o sapateado assume posição sonora junto à música, proporcionando a conversa entre culturas, tradições e o que é popular, retratando uma cena urbana brasileira rica em musica e dança. Técnica de raiz norte-americana, o sapateado é desenvolvido de forma diferenciada, de acordo com a diversidade rítmica brasileira, oferecendo uma nova conversa, revalidando a troca de influências e culturas.

Dirigidos por Marina Coura (Direção Geral, Coreógrafa e Sapateadora) e Leandro Fortes (Direção Musical e Músico), o espetáculo conta com Charles Renato (SP) e Leonardo Sandoval (RJ) como coreógrafos convidados e um elenco de sete integrantes composto pelos músicos Alexandre Damaria, Rafael Calegari e os sapateadores Lucas Santana (RJ) e Fernando Flesch (SC).

Ficha Técnica:

Classificação livre
Duração: 60 minutos
Direção Geral: Marina Coura
Concepção: Marina Coura e Charles Renato
Direção Musical: Leandro Fortes
Coreógrafos Convidados: Marina Coura, Charles Renato e Leonardo Sandoval
Sapateadores e Coreógrafos: Marina Coura, Fernando Flesch e Lucas Santana
Violão/Bandolim: Leandro Fortes
Percussão: Alexandre Damaria
Bateria: Rodrigo Paiva
Contra-baixo: Rafael Calegari
Sonorização: Francis Pedemonte
Iluminação: Alysson Coelho

A Cia Trupe Toe
Desde 2011, o grupo desenvolve a pesquisa do Sapateado Americano de uma forma ampla e polivalente, explorando a multiplicidade rítmica brasileira.
De raiz americana, o sapateado é desenvolvido buscando uma linguagem própria brasileira, oferecendo uma nova conversa. Revalidando a troca de influências e culturas. Com trilha sonora exclusivamente brasileira e foco no desenvolvimento do sapateado (de técnica americana) dentro dos ritmos, culturas, tradições e movimentações corporais brasileiras, difundindo a cultura e arte nacional. Fortalece o sincretismo e diversidade em torno da brasilidade na música e na movimentação dos corpos na dança e cena.
Sempre com música ao vivo, para cada espetáculo, o grupo, mesmo fundado recentemente, já possui apresentações em eventos de grande representação nacional e internacional. Em 2013, o grupo foi convidado a representar o sapateado brasileiro no maior evento de sapateado dos EUA, Rhythm World 23 (Chicago/EUA). Neste momento, o espetáculo “Recriando Linguagens” foi criado e desde então, o mesmo circula por diversos eventos.
Grupo selecionado no Edital Cultura 2014, apresentando sua obra em Fortaleza, uma das cidades sede da Copa do Mundo. O grupo também foi convidado a participar da Turnê SESC da Dança 2014 e da Virada Cultura Paulista, em São Paulo/SP em junho/2015 entre outros eventos do gênero.
Produzindo e desenvolvendo espetáculos de sapateado, utilizando intervenções de outras linguagens como dança afro, dança popular e dança contemporânea, tem em sua história três obras contempladas: “Papo Brasileiro”, “Tap em Tom” e o atual “Recriando Linguagens”. O grupo também possui programas de ensino (formação e educação) em Florianópolis, onde ministra aulas de sapateado e ritmos brasileiros para crianças e adolescentes.

Local

Jurerê Open Shopping

Av. das Raias, 400 - Jurerê Internacional, Florianópolis - SC, 88053-300

Organizador

Garagem da Dança

Av. Vera Linhares de Andrade, s/n - Córrego Grande

Detalhes

  • Limite:
    ilimitado Participantes
MÍDIAS SOCIAIS
CURTA!
FALE CONOSCO